quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dicas sobre brigadeiro - Parte 2

Dando sequência nas dicas... a PANELA e CALOR!

A panela faz muita diferença no resultado do brigadeiro.. pode acreditar.
A melhor panela é aquela de fundo grosso, com boa distribuição do calor e anti aderente.
Hoje você encontra marcas excelentes de panelas no mercado e com o preço bom!!
Eu uso uma panela da tramontina da linha Monaco. Mas eu já fiz na panela de pressão com teflon (sem a tampa) e também deu certo.
Sabe aquele brigadeiro que fica cheio de gruminhos??? Então.. o que aconteceu foi que a massa do brigadeiro grudou na panela muito quente.. o açúcar da mistura caramelizou e queimou, formando um caramelo duro. E quando você passa a colher para soltar.. ele se mistura com a parte menos quente da massa e solidifica. Tem quem goste desses gruminhos. Mas para quem vende e trabalha com brigadeiro... não da ?
Outra coisa sobre a panela é ter uma exclusiva para doce. Nada de usar aquela panela que você faz arroz ou carne. Separe uma panela exclusiva para seus doces.

E o calor??? Sim sim... ele também faz diferença!
Nada de pressa... é no fogo BAIXO! Quanto mais quente.. maior a chance de queimar. Nem que você mexa poderosamente o tempo todo... ele vai queimar e passar do ponto.
Faça com carinho, não pule etapas e não tente adiantar o processo.

É isso ai!!! Logo posto a parte 3!

Se você perdeu a parte 1, segue abaixo o link:


Um comentário:

  1. Olá, achei o seu trabalho belíssimo. Gostaria de saber mais sobre o trabalho com brigadeiro, pois tenho fascinação por eles, sou estudante de nutrição e gostaria de começar um negócio próprio. Tentei achar se e-mail, mas não consegui, se possível, entre em contato comigo, estou muito interessada em saber mais.
    Meu e-mail é linee.reis@hotmail.com
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir