sábado, 26 de março de 2011

quinta-feira, 24 de março de 2011

Enquete "Melhor brigadeiro"

Está rolando uma promoção da Nestlé - "O melhor brigadeiro do Brasil", e é claro que eu já me cadastrei!
Mas eu quero saber a opinião de vocês.

Qual seu brigadeiro favorito???

A enquete esta aqui na lateral -->

Vote!!!!!! Você pode escolher 3 opções!!!!

Brigadeiro Diet


Uma amiga minha pediu para eu fazer Brigadeiro Diet. Fiquei preocupada porque os adoçantes para forno e fogão geralmente deixam um sabor residual muito forte. Maaaasss como sempre, pesquisei, procurei alternativas e finalmente fiz uma receita muito bacana.
Usei uma receita de leite condensado diet caseiro, chocolate diet em barra e adoçante. Não usei manteiga e nem margarina porque a quantidade de gordura que tem no chocolate em barra já foi suficiente para deixar uma textura legal.
Foi um desafio chegar no ponto certo. Mas no final ficou muito bom!
Para um paladar que não esta acostumando com adoçante, o sabor residual pode incomodar um pouco. Mas nada muito diferente do que qualquer produto diet. E para quem é diabetico o sabor é mais do que normal.
Fica ai mais uma receita para meu "Menu brigadeiro"!!!!!



domingo, 20 de março de 2011

Dicas sobre brigadeiro - Parte 1

Antes de tudo... toda a receita requer ingredientes! E a qualidade desses ingredientes é que dá o resultado de um produto final ótimo, bom, mediano ou ruim.
No caso do brigadeiro são 3 ingredientes base: Leite condensado, chocolate e manteiga.

- Leite condensado
Não adianta querer economizar ai. Muitas empresas adicionam grande quantidade de açúcar no leite condensado para diminuir o custo da produção. A concentração ideial de açúcar é de 40 à 45% de sacarose. Preste atenção no rotulo, leia a composição dos ingredientes e compre um produto de qualidade.

- Chocolate
Não use achocolatado. Esse produto tem grande quantidade de açúcar, fazendo com que seu brigadeiro fique com aquele aspecto "puxento", parecendo uma bala mole.
Use chocolate em pó ou chocolate em barra. Quanto ao chocolate em pó os melhores são os que tem maior concentração de cacau. Eu uso um chocolate em pó que tem 50% de cacau que na minha opinião é o melhor. Mas também tem os de concentração de 43% que são bons. Não use chocolate em pó com menos de 32% de cacau. O resultado não fica bom. Quanto ao chocolate em barra vale a mesma lógica, quanto maior a concentração de cacau, melhor é o resultado do seu produto final. Porque quanto mais cacau tem, menor é a quantidade de açúcar e manteiga de cacau. A diferença entre o pó e a barra é a manteiga de cacau. Esse faz com que a textura mude um pouco. O brigadeiro feito com chocolate em barra fica mais cremoso, com uma textura mais aveludada e uma cor mais brilhante. O que eu uso tem concentração de 53% a 60% de cacau.
Quanto ao chocolate branco, esse não tem cacau. Um bom chocolate branco deve ter aproximadamente 30% de manteiga de cacau e principalmente aqui é primordial dar preferência ao chocolate que tenha apenas manteiga de cacau em sua formulação e aroma de baunilha natural..

- Manteiga
Toda a gordura tem a função de dar uma cremosidade e acentuação do sabor. Eu uso manteiga sem sal, eu acho melhor. Apesar de muitos culinaristas usarem uma pitada de sal em receitas doces, eu não acho necessário.


Agora falando das minhas receitas, eu só uso produtos de qualidade. Eu me recuso a oferecer um produto mediano. E é com toda a sinceridade que eu escrevo isso. A minha proposta de trabalho é oferecer um produto diferenciado, especial e marcante. Experimente!!! Garanto que você não vai se arrepender com essa nova experiência.